1º ANO1º bimestre:- APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
- INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA:
* TEMA - LIXO: MATERIAL QUE SE JOGA FORA?
* O QUE É QUÍMICA? CIÊNCIA?
* ONDE SE ENCONTRA A QUÍMICA?
* HISTÓRIA DA QUÍMICA ( DA ALQUIMIA À QUÍMICA)
O FOGO: O domínio do fogo pelo homem;
COMBUSTÃO: transformação química de uma substância em outra;
EGÍPCIOS: desenvolvimento de técnicas de extração de corantes e tintas, múmias, etc
TEORIA DOS ALQUIMISTAS
* A buscas, sem sucesso, da pedra filosofal (TRANSFORMAR qualquer METAL EM OURO) e
do elixir da longa vida ( busca da IMORTALIDADE).
TEORIA DO FLOGÍSTICO - acreditava-se que os combustíveis liberava um produto durante a queima e deram o nome de FLOGISTO. Esta teoria foi derrubada quando Lavoisier, com suas experiências descobriu que a queima acontecica devido o elemento químico Oxigênio e havia conservação de massas, se a reação química acontecia em recipiente fechado.
- QUÍMICA: Uma ciência experimental
* Medir, pesar, testar, experimentar, provar.
* Lavoisier: Trabalhos que firmou a Química como ciência experimental
* Método Científico: Observação, hipóteses, experimentação, generalização, lei científica
- QUÍMICA E SOCIEDADE:
* A Serviço do bem ou do mal?
- FENÔMENOS E TRANFORMAÇÕES QUÍMICAS
- PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS
* Substâncias Químicas
* Elementos Químicos
* Densidade, Ponto de Fusão e Ebulição
* Identificação das Substâncias,
* Misturas Homogêneas (solução) e Heterogêneas
* Análise Imediata: Separação das substâncias
AULAS DE QUÍMICA:
Aula 1
O que é Química?
Química é a ciência que estuda a natureza da matéria suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem. Ela não é boa nem ruim,... Está presente no lixo e na sociedade, oferecendo novas tecnologias (medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, reciclagem do lixo, agrotóxicos, plásticos (polímeros),...
Um Pouco de História...
Podemos dizer que tudo começou com o homem primitivo, quando ele aprendeu a "produzir o fogo", a coser seus alimentos, a fazer tintas para se pintar, a usar plantas como remédio para suas doenças, etc. No começo da era cristã, surgiram os chamados alquimistas, que sonhavam em descobrir o "elixir da longa vida", aperfeiçoaram técnicas de metalurgia, introduziram a química medicinal, sintetizaram várias substâncias, isolaram outras, além de terem registrado um grande número de experimentos em suas observações.
A partir do século XVII, a ciência se transforma, tornando-se mais experimental e menos filosófica. Dentre os cientistas com essa nova proposta, destacam-se o inglês Robert Boyle(1627-1691)- com seus estudos sobre o comportamento dos gases, a distinção entre mistura e "combinação-reação química", e o francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) publicou (Tratado elementar de Química) que estabeleceu um marco na química moderna, no qual podemos destacar o Princípio da Conservação da Massa, a descoberta do elemento oxigênio e sua análise quantitativa da composição da água. Por seu trabalho, Lavoisier é considerado o "pai da Química".
A Importância da Química
Podemos dizer que tudo à nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. A química proporciona progresso, desenvolvimento e através do uso dela que suprimos as necessidades: O uso de materiais de limpeza e higiene, roupas de fios artificiais, desenvolvimento da indústria farmacêutica, fertilizantes e pesticidas para plantação, produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas como plásticos, vidros, tintas, cimento etc.
Método Científico
Desenvolvido por Galileu Galilei o método científico é a base de toda a Ciência, pois sintetiza o conjunto de atividades que visam observar, experimentar, explicar e relacionar os fenômenos da natureza, criando leis, teorias e modelos cada vez mais gerais, que nos permitam prever e controlar os fenômenos futuros. As etapas de Método Científico são: Observação - Hipóteses - Experimentação - Medição - Generalizações e Leis científicas.
Fenômenos Químicos e Físicos
Fenômeno é qualquer acontecimento da natureza. Quando ocorre um fenômeno, uma transformação, há alteração no sistema do estado inicial ao estado final.
Fenômeno Físico
É qualquer transformação sofrida por um material sem que ocorra alteração de sua constituição íntima de seus constituintes. Ex: o amassar do papel, evaporação da água, quebra de um objeto.
Fenômeno Químico
É qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração na sua constituição íntima de seus constituintes. Ex: oxidação do ferro (formação da ferrugem), apodrecimento de um alimento.
Pense um Pouco!
Fatos comuns envolvendo materiais e transformações químicas são de conhecimento recente ou antigo?
Quais as atividades do seu dia em que a química está presente?
Exercícios de Aplicação
1. (U.E.CE) Assinale a alternativa correta:
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico.
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico.
e) Queima do papel é um fenômeno físico.
2. (UFSC) Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q).
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos
c) ( ) Formação de ferrugem
d) ( ) Quebra de um objeto
e) ( ) Enfiar um prego na madeira
f) ( ) Derretimento de um iceberg
3. (UFPR) Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher o líquido em uma forma esférica, transformando a barra em uma bola de ferro, é exemplo de fenômeno:
a) Químico, pois altera a forma da barra de ferro.
b) Físico, pois a substância continua sendo ferro.
c) Físico-químico, pois há alteração na forma da substância.
d) Não é exemplo de fenômeno.
Exercícios Complementares
4. (F.E.-SP) Sejam os seguintes fenômenos:
I. sublimação da naftalina, II. formação da ferrugem, III.queima do álcool comum, IV.fusão do gelo.
São químicos: a) todos
b) nenhum
c) somente II e III
d) somente I e III
e) somente II e IV
5. (MACKENZIE-SP) I. Fusão do gelo, II. Sublimação do iodo, III. Digestão dos alimentos, IV. Queima de madeira. São exemplos de fenômenos:
a) I e II químicos
b) I e IV físicos
c) II e III físicos
d) II e IV
e) III e IV químicos
6. (UDESC) Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio.
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias.
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio.
d) Não é exemplo de fenômeno.
7.
Um
material que pode ser considerado substância pura é:
a)
o petróleo; b) o querosene; c) a água do mar;
d) o ar atmosférico; e) gás oxigênio.
8.
(Unifor-CE) Uma
amostra de material apresenta as seguintes características:
•
temperatura de ebulição constante à pressão atmosférica;
•
composição química constante;
•
é formada por moléculas idênticas entre si;
•
é formada por dois elementos químicos diferentes.
Logo,
tal material pode ser classificado como:
a)
mistura homogênea, monofásica;
b)
substância pura, simples;
c)
substância pura, composta;
d)
mistura heterogênea, trifásica.
e)
mistura heterogênea, bifásica.
9.
Bronze (Cobre + Estanho), gás ozônio (O3) e gás carbônico (CO2) são respectivamente
exemplos de:
a)
Mistura, substância simples e mistura gasosa;
b)
Mistura, substância composta e substância composta;
c)
Mistura, substância simples e substância composta;
d)
Substância composta, mistura e substância simples;
e)Substância
simples, substância simples e substância composta.
10.
UEMS Das
afirmativas a seguir, marque a verdadeira:
a)
Adoçar uma xícara de café é um fenômeno químico.
b)
Ter constantes físicas definidas é característica de substância pura.
c)
Obter água e gás oxigênio a partir de água oxigenada, em presença de luz, é um
fenômeno físico.
d)
Água e álcool, em condições ambiente, compõem um sistema bifásico.
e)
Solução aquosa de cloreto de sódio pode ser separada por filtração simples.
11.
(Mackenzie-SP) Dentre
as substâncias abaixo mencionadas, a única que é uma mistura é:
a)
o nitrato de prata. b) o iôdo
sólido.
c)
a glicose. d) o ar
atmosférico.
e)
o cloreto de sódio.
12.
Assinale
a alternativa que contém apenas substâncias simples:
a)
Fósforo branco(P4), enxofre rômbico(S8) e gás carbônico
b) Diamante(Cn), amônia (NH3) e hidrogênio(H2).
c) Mármore(CaCO3), granito e quartzo.
d) Água, amônia e metano(CH4).
e) Cloro (Cl2), Hélio(He) e ozônio(O3).
13.
Excluindo-se
o recipiente e a atmosfera, quantas fases deve apresentar um sistema
constituído por: óleo + gelo + água + sal de cozinha bem diluída + etanol +
areia?
a)
9 b) 8 c) 7 d) 5 e) 4
14.
Dados
os sistemas abaixo, aquela que NÃO representa uma MISTURA é:
a)
Água
destilada;
b)
ar;
c)
leite;
d)
etanol
a 96%;
e)
água
potável
15.
(PUC-RS) Responder
a questão 2 numerando corretamente a coluna da direita, que contém exemplos de
sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificação dos
mesmos.
1.
elemento químico ( ) fluoreto de sódio - NaF
2.
substância simples ( ) gás oxigênio – O2
3.
substância composta ( ) água do mar filtrada
4.
mistura homogênea ( ) limonada com gelo
5.
mistura heterogênea
A
alternativa que contém a seqüência correta dos números da coluna da direita, de
cima para baixo, é:
a)
3 – 1 – 4 – 5
b)
3 – 2 – 5 – 4
c) 3 – 2 – 4 – 5
d) 2 – 3 – 5 – 4
e) 1 – 2 – 3 – 4
SUBSTÂNCIA PURAS E MISTURAS:
1
|
Classifique
os fenômenos abaixo em físico ou químico.
a) queima da madeira ____________ b) confecção de um móvel de madeira ____________ c) cozimento de carne ____________ d) digestão de alimentos ____________ e) formação de nuvens ____________ |
2
|
Classifique
os seguintes itens em: mistura homogênea, mistura heterogênea ou substância.
a) Água
mineral filtrada e fervida (sem gás)
b) Granito c) Vinagre d) Ar atmosférico e) Álcool etílico f) Gasolina |
3
|
A água,
diferentemente da maioria dos materiais, aumenta a densidade com o aumento da
sua temperatura, enquanto essa variação estiver entre 0 °C e 4 °C. Esse
comportamento é conhecido como "comportamento anômalo da água".
Explique por que cubos de gelo flutuam na água líquida.
|
4
|
Assinale
a alternativa incorreta a respeito dos estados físicos da matéria.
a) No
gelo, a atração entre as moléculas da água é forte.
b) No estado sólido a forma e o volume são constantes. c) No estado líquido, a forma e o volume são variáveis. d) No estado gasoso, as moléculas se encontram em máxima desorganização. e) No estado sólido, as moléculas estão harmoniosamente compactadas e apenas vibram. |
5
|
Identifique
quais dos itens abaixo é substância pura e qual é mistura.
a) Ferro ____________ b) Água potável ____________ c) Granito ____________ d) Solda ____________ e) Cloro ____________ f) Chocolate ____________ g) Chumbo ____________ h) Refrigerante ____________ i) Ar empoeirado ____________ j) Ar limpo ____________ |
6 . CITE AS 2 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS GASOSAS, 4
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E 3
Matéria e Energia
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, têm volume.
Corpo é qualquer porção limitada da matéria. Se uma porção de matéria se presta a um certo uso, ela é chamada de objeto ou sistema.
Durante a queima de uma vela (matéria), ela se desgasta, produzindo fumaça (matéria: fuligem e gases) e liberando energia (luz: energia luminosa; calor: energia calorífica).
Desse modo, podemos conceituar energia como tudo aquilo que pode modificar a estrutura da matéria, provocar ou anular movimentos e, ainda, iluminar aquecer e resfriar pode até causar sensações.
Princípio da conservação de matéria e energia: A matéria e energia não podem ser criadas nem destruídas; podem somente ser transformadas.
Lei da Conservação da Massa
"A soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos".
Ou ainda,
"Na natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma".
O pai da Química: Lavoisier (1743-1794)
Estados da Matéria
Existem vários tipos de matéria e cada um é chamado de substâncias que podem se apresentar num dos três estados físicos:
Sólido (S)
A substância apresenta forma e volume constantes (partículas fortemente unidas, bem arrumadas e com movimento vibratório discreto);
Líquido (L)
A substância apresenta forma variável e volume constante (partículas levemente unidas, havendo certa liberdade de movimento);
Gasoso (G)
A substância apresenta forma e volume variados (partículas livres umas das outras, havendo total liberdade de movimento);
Mudanças de Estado
Fusão (F ): a substância funde à temperatura fixa (ponto de fusão) a uma certa pressão. Ex.: o gelo funde à ao nível do mar.
Solidificação ( S): a substância solidifica à uma temperatura fixa igual ao ponto de fusão, já que o processo é inverso ao da fusão. Ex.: o congelamento da água também ocorre à ao nível do mar, quando a temperatura está baixando;
Vaporização (V ): é a passagem de uma substância do estado líquido para o estado de gás, que ocorre quando suas moléculas atingem o seu chamado ponto de ebulição. Pode ocorrer de três modos:
Evaporação: ocorre à temperatura ambiente é lenta e espontânea (ex: a água de um lago evapora com o calor do sol);
Ebulição: ocorre quando fornecemos calor ao líquido, é rápida e violenta (ex: uma chaleira d'água fervendo);
Calefação: ocorre quando se borrifa um líquido numa chapa aquecida acima do seu ponto de ebulição (ex.: pingar uma gota d'água numa chapa de ferro muito quente).
Condensação : a substância no estado gasoso é resultado de um líquido vaporizado que, ao sofrer um resfriamento, retorna ao estado líquido por condensação. (ex: gotículas de água se formam na tampa de uma chaleira). Outro processo similar é a Liquefação: é a condensação de uma substância que em condições ambientes, é um gás que ao comprimi-la (aumentar a pressão) passa para o estado líquido (ex.: o gás de cozinha é comprinido num botijão e se liquefaz - gás liquefeito de petróleo (GLP)).
Sublimação : a substância passa da forma sólida diretamente para o estado gasoso (ex: naftalina, iodo, cânfora).
Elemento químico
Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a uma substância química pura composta por átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o conceito de elemento químico é usado em ambos os casos.
Ex.:
Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico: 8, ou seja, com 8 prótons.
Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, ou seja, com 20 prótons.
Dessa forma, o NÚMERO ATÔMICO (nº de PRÓTONS) é a característica de cada elemento químico, sendo como seu número de identificação.
Elementos naturais:
São os elementos químicos encontrados na natureza. São conhecidos 92 elementos naturais, sendo o de maior número atômico o urânio (Z = 92).
Elementos sintéticos
São os elementos cujos átomos são produzidos artificialmente. Os elementos com número atômico superior ao do urânio (Z > 92) são todos artificiais (elementos transurânicos).
Ocorrência
Alguns elementos químicos como ouro, platina, cobre, gases nobres e outros, existem em estado natural. Entretanto, a maioria ocorre combinado com outros elementos constituindo os compostos químicos como, por exemplo, hidrogênio e oxigênio constituindo a água.
Simbologia
Cada elemento químico, natural ou sintetizado, é representado por um símbolo que o identifica graficamente.
Os símbolos são adotados internacionalmente. Qualquer que seja a língua ou alfabeto o símbolo é o mesmo.
O símbolo é a letra inicial, maiúscula, do seu nome latino seguida, quando necessário, de uma segunda letra minúscula do seu nome.
Exemplos: Oxigênio - O Hidrogênio - H Carbono - C Cálcio - Ca
Nitrogênio - N Lítio - Li Enxofre(Sulfur) - S Sódio(Natrium) - Na
Átomos, Moléculas, Elementos e Substâncias (Compostos )
O que é um Átomo ?
Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula da matéria.
O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.
O que é um Elemento Química ?
Elemento é uma substância feita de átomos de um tipo. Existem cerca de 82 elementos que ocorrem naturalmente e cerca de outros 31 elementos criados artificialmente como listados na Tabela Periódica.
O que é Número Atômico (Z) ?
Número Atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo de um átomo. Como átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Massa Atômica (ou massa atômica relativa) de um elemento é o número de vezes que um átomo daquele elemento é mais pesado que um átomo de hidrogênio. A massa atômica do hidrogênio é tomado como sendo a unidade [1].
O que é uma Molécula ?
Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam.
A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.
Exemplos:
Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2].
Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono [CO2].
O que é um Composto ou Substância Química ?
Um composto é formado quando átomos ou moléculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos estão quimicamente combinados em uma proporção fixa.
Exemplos:
Hidrogênio e oxigênio são combinados na proporção fixa de 2:1 para formar o composto água [H2O].
Carbono e oxigênio são combinados na proporção fixa de 1:2 para formar o composto dióxido de carbono [CO2].
2º bimestre:
- MODELOS DE PARTÍCULAS E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
*Poluição, o que é? Onde entra a química?
* Medidas: ferramenta do químico.
* Conversão de unidades e medidas
- Modelos Atômicos
- Estrutura Atômica
- Classificação Periódica do Elementos
Término do 1º Semestre
EXERCÍCIOS DE MODELOS ATÔMICOS:
1.Qual a principal crítica feita ao modelo atômico de Rutherford?
2.O que são ondas eletromagnéticas?
3.Cite as setes cores que compõem o espectro visível, em ordem crescente de comprimento de onda.
4.Das setes cores do espectro visível, quais apresentam a menor e a maior energia?
Identifique a alternativa que corresponde à maior liberação de energia quando o elétron excitado retorna ao seu nível (camada) original :
( ) de L para K
( ) de P para O
( ) de Q para P
( ) de Q para K
( ) de M para L
5.Sobre o modelo atômico de Böhr, podemos tecer as seguintes considerações:
a-Quando o núcleo recebe energia, salta para um nível mais externo
b-Quando um elétron recebe energia, salta para um nível mais energético
c-Quando um elétron passa de um estado menos energético para outro mais energético, devolve d-energia na forma de ondas eletromagnéticas
e-Se um elétron passa de um estado A para um estado B, recebendo X unidades de energia, f-quando voltar de B para A devolverá X unidades de energia na forma de ondas eletromagnéticas. Quais dessas afirmativas são falsas? Torne-as verdadeiras
6.(Fuvest-SP) O sódio e seus compostos, em determinadas condições, emitem uma luz amarela característica. Explique este fenômeno em termos de elétrons e níveis (camadas) de energia.
7.Como Böhr relacionou os espectros descontínuos dos elementos com a eletrosfera do átomo?
8.Qual é o número de níveis ou camadas de energia presentes na eletrosfera dos elementos químicos conhecidos atualmente? E sua designação?
9.A passagem de um elétron da camada K para camada M envolve uma energia igual a:
( ) E1 + E2 + E3
( ) E1 - E2 - E3
( ) E1 - E3
( ) E3 - E1
( ) E1 + E2 - E3
Exceções na distribuição eletrônica
Os elementos químicos cuja distribuição eletrônica terminar em ns2(n-1)d4 e ns2(n-1)d9 têm um elétron do subnível s da última camada transferido para o subnível d da penúltima camada.
Nível ou Camada de Valência
O nível mais afastado do núcleo e que corresponde sempre ao maior valor de n, encontrado na distribuíção eletrônica de um átomo ou de um íon. É o nível mais externo.
9.Faça a distribuição eletrônica dos íons pedidos:
9F , 19K , 18Ar , 17Cl -, 24Cr , 42Mo , 47Ag , 21Sc+3, 30Zn+2, 29Cu+, 33As-3
10.O que se deve fazer para que um elétron passe do subnível 2s para o subnível 3s ? O que acontece quando um elétron 3s se torna um elétron 2s ?
11.O número de elétrons de valência do Cloro cujo o número atômico vale 17 é:
( ) 1
( ) 2
( ) 3
( ) 6
( ) 7