quinta-feira, 5 de março de 2009

ATIVIDADES 3º ANO - aulas

ATIVIDADES DE QUÍMICA 3º ANO

QUÍMICA: Questões de prova 3º bimestre

Marque a resposta correta:
1) O Etanol é um álcool etílico muito conhecido e colocado na gasolina. Sua fórmula molecular é C2H5OH, logo é um composto:
A) inorgânico
B) retirado do petróleo
C) usado como antidetonante na gasolina
D) encontrado apenas nos postos de gasolina
E) apenas da cana-de-açucar

2) A legislação brasileira aumentou de 20 % para 24 % adição de álcool etílico à gasolina comercializada nos postos de serviço. Dos compostos representados a seguir, aquele classificado como álcool etílico é o:
A) metano
B) querosene
C) metanol
D) etanol
E) benzeno

3 - (PUC) –O flavor, isto é, a conjugação de sabor e aroma, é o resultado de uma complicada mistura de substâncias presentes nos alimentos. Alguns desses componentes são responsáveis pelo sabor, sentido na língua, e outros, pelo aroma, percebido por sensores localizados na cavidade nasal.
O etanoato de isobutila, um éster cuja fórmula estrutural esta apresentada a seguir, é usado como flavorizante de morango, em balas, biscoito e doces.
O acetato de isobutila tem a seguinte função orgânica:

O

CH3 – C - O – CH2 – CH – CH3

CH3
A) éter
B) hidrocarboneto
C) ácid
D) álcool
E) éster

5 – (UFMG) Considere as estruturas moleculares a seguir:

CH3 - CH2 - OH CH3-CH2- CH2-O

Suas nomenclaturas são, respectivamente;
A) etanol e propanol
B) benzeno e ciclopropano
C) ciclohexanol e álcool benzílico
D) benzenol e ciclobutanol
E) ciclohexano e benzeno

6 – ( UFPA ) Observe as fórmulas abaixo:
CH3 – O – CH3
CH3 – CH2 – OH
CH3 – CH2 – CO – CH3
CH3 – COOH
Suas funções orgânicas orgânicas, respectivamente, são:
a) éter, alcool, cetona e ácido carboxílico
b) éter, éster, ácido carboxílico e amina
c) aldeído, éter, cetona e éster
d) éter, aldeído, cetona e éster
e) álcool, aldeído, cetona e éter

7 - (UFMG) Considere as estruturas moleculares a seguir:



Substituindo em cada molécula, um átomo de hidrogênio por uma hidroxila (OH), obtém-se dois compostos. São eles, respectivamente:
a) álcool e hidrocarboneto
b) fenol e álcool
c) álcool e cetona
d) éter e álcool
e) aldeído e cetona

8 – (UFPE) Uma garrafa de vinho ao ser deixada aberta, o conteúdo é transformado em vinagre(ácido acético) por oxidação, o produto intermediário é:

A)etanol B)aldeído C)éter D)amida E)formol



10) A acetona é um solvente usado para retirar esmaltes das unhas, e possui a seguinte fórmula estrutural CH2 – CO – CH3 , logo sua função orgânica é:

A) álcool B) cetona C) aldeído D) éter E) amina


NASCIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA

As substâncias encontradas na natureza eram divididas na antiguidade, em três grandes reinos:

o vegetal,
o animal,
mineral.

Tanto o reino vegetal como o reino animal são constituídos por seres vivos ou orgânicos.
Apesar de serem conhecidas várias substâncias extraídas de produtos naturais, a Química como ciência, teve início no fim da Idade Média com o nome de "alquimia". Os alquimistas, como eram chamados os primeiros pesquisadores tinham por objetivos: - transformar qualquer metal em ouro - princípio chamado de "pedra filosofal" e - o "elixir da vida", para prolongar a vida.

O médico Paracelso (Suiço) que também atuava no campo da alquimia, afirmou, que "o homem é um composto químico, cujas doenças são decorrrentes das alterações desta estrutura, sendo necessários medicamentos para combater as enfermidades." Foi o início do uso de medicamentos para curar as enfermidades da época (séculos XVI e XVII).

Somente no século XVIII foram extraídas várias substâncias a partir de produtos naturais, além daquelas anteriormente conhecidas (vinho, fermentação da uva e os produtos obtidos pela destilação de várias outras substâncias).

Neste mesmo século - no ano de 1777-, a química foi dividida em duas partes de acordo com Torben Olof Bergmann:
- Química Orgânica que estudava os compostos obtidos diretamente dos seres vivos e
- Química Inorgânica que estudava os compostos de origem mineral.

Entretanto, o desenvolvimento da Química Orgânica era prejudicado pela crença de que, somente a partir dos organismo vivos - animais e vegetais - era possível extrair substâncias orgânicas. Tratava-se de uma teoria, conhecida pelo nome de "Teoria da Força Vital", formulada por Jöns Jacob Berzelius, que afirmava: a força vital é inerente da célula viva e o homem não poderá criá-la em laboratório."

Em 1828, após várias tentativas, um dos discipulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.
Estando no laboratório, Wöhler aqueceu o composto mineral "cianato de amônio" e obteve a "uréia", composto orgânico, derrubando assim, a Teoria da Força Vital.
Após o êxito desta experiência vários cientistas voltaram ao laboratório para obter outras substâncias orgânicas e verificaram que o elemento fundamental era o carbono.

Em 1858 Friedrich A. Kekulé definiu a Química Orgânica como: a parte da química dos compostos do carbono.

Atualmente são conhecidos MAIS DE 18.000.000 ( DEZOITO milhões) de compostos orgânicos e diarimente, devido às pesquisas para a obtenção de novas substâncias, o número de compostos orgânicos aumenta consideravelmente.


Os materiais de plástico estão por todos os lados, são produzidos em grandes proporções e nem sempre são reciclados, como poderiam ser, para a melhor preservação do meio ambiente.
Teste-se sobre este ramo da química.
1- Os plásticos são polímeros. Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo de polímero:
a) Macromolécula b) Monômero c) Carbono d) Seda e) Algodão

2- Uma garrafa plástica de refrigerante, também chamada embalagem PET, é um exemplo de:
a) Polietileno b) Isopor c) PVC d) Termoplástico
e) As alternativas A e D estão corretas
ª Questão:
O isooctano é um hidrocarboneto de cadeia ramificada usado nos combustíveis dos automóveis como antidetonante, PESQUISE E DESENHE A SUA FÓRMULA ESTRUTURAL E RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR:
a) Identique na molécula acima os carbonos primários com a letra P, secundário com a letra S, terciário com letra T e quaternário, letra Q:

b) Classifique a cadeia carbônica do isooctano, EM ABERTA OU FECHADA, NORMAL OU RAMIFICADA, HOMOGÊNEA OU HETEROGÊNEA

c) Desenhar a fórmula eletrônica do isooctano.



2ª QUESTÃO - MARQUE A RESPOSTA CORRETA:

1- O elemento carbono está presente em todos os compostos orgânicos e possui 4 elétrons na camada de valência, logo ele é:

a) Uma molécula diatômica
b) Bivalente
c) Tetravalente
d) Trivalente
e) Um elemento organógeno

2- Ligação saturada é aquela onde:

a) as ligações são duplas;
b) todos os carbonos possuem ligações simples;
c) a solução é diluída;
d) tem a máxima quantidade de soluto;
e) sempre o solvente é a água.

3- A cadeia carbônica abaixo tem a seguinte fórmula molecular

CH 3 – CH2 - O - CH2 – CH 2 – CH3

a) C7H14O;
b) C10H20O;
c) H14C6;
d) C6H14O;
e) C5H12O

4) A Química Orgânica estuda praticamente todos os compostos de formado pelo elemento químico de carbono, os quais são citados abaixo, exceto:

a) Medicamentos e drogas
b) Gasolina, querosene e etanol
c) Plásticos (Polímeros);
d) CO, CO2, H2CO3, ligas metálicas
e) GNV-gás natural veicular.


3ª QUESTÃO - Representa as moléculas orgânicas abaixo na forma estrutural plana e abreviada:

a) CH3 - CH2 - CH3

b) CH3-CH2-CH2-O-CH2-CH2-CH3


ESTUDO DO CARBONO

Símbolo: C nº de massa(A): 12 nº atômico(Z): 6 nº de nêutrons:6 nº de elétrons(e): 6

Os átomos de carbono têm a capacidade de se unir formando cadeias carbônicas. Esta por sua vez, pode ter, além de átomos de carbono, átomos de outros elementos, desde que eles estejam entre os de carbono. Esses átomos são denominados heteroátomos.
Exemplo: CH3 - CH2 - O - CH2 - CH2 - CH3

Classificação do carbono Em uma cadeia, cada carbono é classificado de acordo com o número de outros átomos de carbono a ele ligados.

CarbonoPrimário: Ligado diretamente a 1 outro carbono. EX.: C - C - C

Carbono Secundário: Ligado diretamente a 2 outros carbonos. EX.: C - C - C

Carbono Terciário: Ligado diretamente a 3 outros carbonos.

Carbono Quaternário: Ligado diretamente a 4 outros carbonos.

Tipos de ligações existentes no carbono
a) Saturado, quando apresenta quatro ligações simples(C-C )
Essas ligações são denominadas sigma (σ).

b) Insaturado; quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡).

O elemento carbono é a unidade fundamental da Química Orgânica, sendo assim ele merece ser estudado mais profundamente. O que será que torna o carbono essencial na formação dos compostos orgânicos? Na segunda metade do século XIX, a estrutura do carbono começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) e Friedrich August Kekulé (1829-1896), e posteriormente esses estudos foram denominados de postulados de Couper-Kekulé que estudam o comportamento químico do carbono, eles são subdivididos em três:

1º postulado: Tetravalência constante. O átomo de carbono é tetravalente, essa propriedade permite que esse elemento estabeleça quatro ligações covalentes, ele tem quatro pares eletrônicos disponíveis.
Exemplo:
H

H ─ C ─ H

H

Metano

2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Esse postulado explica por que existe, por exemplo, somente um clorometano. Qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto: H3CCl.

Cl H
│ │
H ─ C ─ H Cl─ C ─ H
│ │
H H





3º postulado: Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Essa propriedade é comum para o nitrogênio, enxofre, fósforo e oxigênio. Só que no caso do carbono essa capacidade de formar quatro ligações é mais pronunciada, a prova disso é que existem extensas cadeias carbônicas, e também uma variedade enorme de compostos orgânicos. Um experimento bem simples pode comprovar a existência do carbono em um determinado composto como, por exemplo, na substância orgânica sacarose (açúcar comum). Procedimento: Separe uma porção de açúcar e pingue algumas gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) e observe: o açúcar se transformará em carvão, mas como isso ocorre? A sacarose é constituída por carbono, hidrogênio e oxigênio, sua fórmula molecular é C12H22O11. O ácido sulfúrico concentrado é higroscópico: retira H e O na forma de H2O, resta então somente o C na forma de carvão.

Equação do processo:
C12H22O11 = C12 (H2O)11

C12 (H2O)11 + H2SO4 (conc) → 12C + H2SO4 + 11 H2O carvão



EXPERIÊNCIA:
Quantidade de oxigênio NUMA COMBUSTÃO DE UM COMPOSTO ORGÂNICO

Faça um experimento e descubra que esse gás representa uma parcela muito pequena do ar.

Você está careca de saber que o oxigênio é essencial para a vida da maioria dos seres vivos. Mas desconfia que esse gás representa uma parcela muito pequena do ar atmosférico? Com um experimento simples, você pode medir a quantidade de oxigênio presente no ar.

Vamos tentar?

Você vai precisar de:
- um pote ou uma garrafa de vidro;
- um pedaço pequeno de vela;
- um prato fundo com água.

Modo de fazer: Depois de encher o prato com água, peça a ajuda de um adulto para acender a vela e deixe que ela flutue na água. Então, cubra cuidadosamente a vela com o pote (ou a garrafa, ou até mesmo um copo) e solte. A vela irá continuar acesa durante alguns segundos e logo se apagará. Então, você verá que o nível de água dentro do pote (ou da garrafa) vai subir. Hããã?! Como isso aconteceu?

O ar que respiramos é uma mistura de muitos gases, principalmente de um gás chamado nitrogênio e outro, oxigênio (que é tão importante para a nossa respiração). O fogo precisa do oxigênio para ocorrer. Na combustão, o oxigênio se combina com o combustível (no caso, a parafina da vela) formando outros dois compostos: água e um gás conhecido como gás carbônico. Já o nitrogênio continua lá, como se nada tivesse acontecido. E daí? Acontece que uma parte do oxigênio foi parar nessa água que foi criada com a combustão. Portanto, o novo gás, o gás carbônico, só ocupa uma parte do que era ocupado pelo ar. Com isso, a pressão dentro do copo diminui e entra mais água nele (empurrada pela pressão da atmosfera). Se todo o ar fosse composto de oxigênio, entraria muita água no copo. Mas como a atmosfera só tem um quinto de oxigênio (ou seja, quatro partes em cinco são de gás carbônico), apenas pouca água entra no copo.

Observação: para ver que a combustão dá origem à água, basta fazer um experimento parecido com este, mas sem colocar nada de água no prato. Quando você colocar o pote por cima da vela e esta apagar, verá que o pote ficará embaçado. É justamente a água criada na combustão!